Durante muito tempo, alunos
especiais estiveram fora da escola, recebendo uma educação segregada. Os
professores, por sua vez, não recebiam, em seus cursos de formação, uma
qualificação adequada para trabalhar com os portadores de necessidades
especiais. No entanto, a inclusão se faz hoje uma realidade presente na maioria
das escolas e, preparados ou não, esses professores estão recebendo os alunos
especiais.
Se faz necessário sair do modelo
de integração em direção ao modelo da inclusão, pois, enquanto a integração
significa a abertura da vaga para o portador de necessidades especiais, mas não
a adaptação da organização da escola para recebê-lo,a inclusão só é inclusão
porque faz uma série de adaptações, de grande e pequeno porte, para melhor
receber o aluno e promover a aprendizagem. Só se pode considerar um aluno de
fato incluído quando ele está experimentando situações de aprendizagem, além da
socialização. A socialização simplesmente não garante a inclusão de fato.
Na EEB.Alcides Carlos Bonet
trabalhamos o fator inclusão junto à escola, à família e ao próprio sujeito. A
família funciona como uma co-autora da inclusão, um elemento reforçador das aprendizagens realizadas na escola, além de prestar informações importantíssimas para os
profissionais que cuidam e atendem seu filho. A inclusão do portador de
necessidades especiais como um dos novos paradigmas da educação brasileira é
legalmente amparado pela Lei nº. 9.394/96, o qual delega à família, à escola e
à sociedade o compromisso para a efetivação de uma proposta de escola para
todos como também que todas as pessoas com necessidades especiais busquem seu
desenvolvimento para poder exercer sua cidadania.
Situações de aprendizagem
Alunos e professoras Marilda e Marileide realizando atividades
lúdicas com fantoches
Benefícios da Inclusão
Escolar
Os benefícios da inclusão de
alunos com necessidades educativas especiais na escola regular são evidentes
(apesar das dificuldades) e TODOS os autores desta integração
"lucram" com ela.
Vários estudos comparativos
realizados principalmente nos EUA e nos países escandinavos, onde este
movimento existe há mais tempo, revelam a seguinte situação:
Benefícios para os alunos com deficiências
·Eles encontram modelos
positivos nos colegas;
·Contam com assistência
por parte dos colegas;
·A criança cresce e
aprende a viver em ambientes integrados;
Benefícios para os alunos que não são deficientes
·A melhor forma de
aprenderem a lidar com as diferenças individuais;
·Oportunidade para
praticar e partilhar as aprendizagens;
·Diminuição da ansiedade
face aos fracassos ou insucessos.
Benefícios para todos os alunos
·Compreensão e aceitação
dos outros;
·Reconhecimento das
necessidades e competências dos colegas;
·Respeito por todas as
pessoas;
·Construção de uma
sociedade solidária;
·Desenvolvimento de apoio
e assistência mútua;
·Desenvolvimento de
projetos de amizade;
·Preparação para uma
comunidade de suporte e apoio.
“INCLUSÃO É O PRIVILÉGIO DE
CONVIVER COM AS DIFERENÇAS.” (MANTOAN)
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