sexta-feira, 1 de junho de 2012

Concurso interno de redação


O EMI da EEB Irmã Irene realizou na inserção social do mês de maio um concurso interno de redação  com o tema " Nós e a leitura: a importância da leitura". Participaram 110 textos dos quais foram classificados 15, e em 28 de maio os professores do EMI reuniram-se e selecionaram 04 textos vencedores que foram premiados  com exemplares do livro "A saga do Contestado na visão de um Ceciliense" do escritor Ceciliense José Eloi Goetten.
Os vencedores foram:


1° Sidnei Lorena

1°  Jessica Gonçalves Ribeiro

2° Daiane da Silva

3° Maria Fernanda Rosa




“A leitura é emoção, é uma espécie de super-microscópio da alma humana é uma das formas mais importantes de SER humano”. (Maria Fernanda Rosa dos Santos – 1.1)
 “A leitura é muito importante para crescermos como humanos e adquirirmos conhecimento e sabedoria, que são as únicas coisas que ninguém nunca vai roubar de nós”. (Alessandra Melo Luz – 1.1)
“A leitura é importante, pois nos possibilita ter novas idéias, elevar o nosso pensamento... Se não lermos iremos acabar nos tornando pessoas com vocabulário pobre, sem imaginação”. (Sheylla Klein – 1.1)
“Eu desde criança gosto de ler. Sempre tive  muitos livros no meu quarto, lia e releia alguns até decorar. Minha família sempre me motivou a ler; quando eu estou sem faze pego um livro para ler e nunca me arrependi de ler um livro”. (Pedro Augusto P. do Valle – 1.1)
“A leitura é importante para aprendermos e nos atualizarmos das novidades do nosso dia-a-dia”. (Itacir Baschera Neto – 1.1)
“ Sem leitura, nunca poderei ser uma boa escritora, o maior sonho é um dia poder divulgar o meu próprio livro”. ( Camila Mello – 1.2)
“ A leitura é algo extraordinário, que nasce junto com as primeiras palavras que deciframos; algo que brota do fundo do coração, que explica as mais diferentes emoções e expressa as nossas mais variadas idéias”. (Jessica Golçalves Ribeiro – 1.2)
“Ler é um prazer! É o prazer de estar sempre aprendendo coisas novas a cada leitura e também é o prazer de conhecer novas histórias e lugares”. (Jessica Cristiane S. dos Santos – 1.2)
“A Leitura estimula o nosso raciocínio, nosso pensamento, nossa maneira de agir, de falar de enxergar o mundo principalmente de expressar nossas idéias”. ( Carlos Alexandre Junior – 1.2)
“A leitura é fundamental para nosso crescimento e nossa aprendizagem. Se não lermos não seremos nada neste mundo cheio de leituras”. ( Arilson Cesar Farias – 1.2)
“Com a leitura abrimos janelas para o nosso futuro”. ( Bruno Felipe – 1.2)
“A leitura é uma forma de você relaxar da sua vida diária”. (Maicon Antonio Ribeiro – 1.2)
“A Leitura deve fazer parte do nosso cotidiano. Na escola lemos livros didáticos, livros             que levamos para casa e tem as aulas de leitura, que nos tira da rotina e nos deixa mais inspirados pelo resto do dia”. (Leonardo Farias Heinz – 1.2)
“Ler nos faz desenvolver o raciocínio lógico, abre as portas da imaginação e é legal”. (Gabrielle Aparecida Martins – 1.2)
“Quando pegamos um livro e começamos a ler sem vontade, é obvio que ele não vai ter sentido, mas se iniciarmos a leitura com entusiasmo e imaginação, poderemos viajar nas palavras”. (Ana Luiza Margotti – 1.2)
Ler é o prazer da imaginação, é satisfação de viajar  e vivenciar várias histórias sem sair do conforto do lugar em que estamos”. Jaqueline Hulia de Castilho – 1.3)
“Nosso mundo é repleto de palavras, aquelas que formam gigantes textos ou pequenas frases, poemas  ou versos... aquelas de amor, outras de ódio, de romance ou de ação... Não tem como fugirmos, sempre encontraremos leitura em revistas, jornais, num simples bilhete, numa receita em um rótulo...” (Daiane da Silva – 1.3)
...quando você estiver irritado, pegue um livro na estante, sente  no sofá e comece a ler. Assim, você irá fazer uma inesquecível viagem e ficará mais calmo para fazer o que tem a fazer e resolver os seus problemas”. (Sidnei Lorena – 1.3)
“A leitura é um momento em que saímos do planeta Terra e vamos para lugares em que acontecem coisas que nunca imaginamos que pudessem acontecer, fazemos descobertas e adquirimos novos conhecimentos”. (Alessandro da Costa – 1.3)
“Ler não é só para as pessoas “bem de vida”. Muitas pessoas acham que a leitura é coisa para quem tem dinheiro, mas está na hora de mudarmos essa idéia. Todos nós jovens temos várias oportunidades de leitura, é só querermos!” (Jaine Evaristo – 1.3)
 “A leitura é a chave de tudo, abre novas portas e oportunidades para o futuro”. (Luiz Fernando Kistein Ozeika – 1.3)
“Na leitura podemos viver a vida do outro”. (Luciano de Lima – 1.3)
“ A leitura é fundamental para conhecermos culturas, linguagens e sentimentos diferentes”. (Leticia Farias Paz – 1.3)
“... não há nada melhor que pegar um livro deitar na cama e viajar sem fronteiras para um mundo só seu, onde você é o dono da histórias e das personagens; onde coisas impossíveis acontecem e tudo pode ser real”. (Liliana Souza – 1.3)
“A leitura não é boa apenas para os estudos, ela é um  portal para qualquer lugar que você queira ir. Eu já estive em vários lugares, em batalhas gregas entre deuses; já estive em Florença desvendando o mistérios dos Cavaleiros Templários, travei batalhas épicas contras exércitos... isso tudo por meio de uma boa leitura”. (Yan Kaliel Grimes Ramiro – 1.3)
 “Ler um livro reflete exatamente o que nós somos no momento em que lemos. Quando um livro termina, não enjôo de ler novamente”. (Flaviane Peroza – 1.4)
“Informações, estão cada vez mais ao alcance de todos, mas a sabedoria, o conhecimento só poderão ser encontrados nos grandes autores da literatura”. (Gisele Cristina Bernardo Ribeiro – 1.4)
“A globalização em vez de aproximar o leitor da leitura, como fez com outras formas de entretenimento, tem cada vez mais afastado o leitor dos livros. Devido o monopólio do cinema, por exemplo, a “industria” da leitura temem se arriscar e investir em livros”. (Wallace Koerich – 1.4)
“A leitura nos ajuda a entender a nossa sociedade e a enfrentar nossos problemas”. (Luis Henrique de Oliveira – 1.4)
“É lendo que compreendemos o prazer que a leitura tem. Para mim, a leitura é tão importante como as árvores e por isso devem ser cultivadas e preservadas”. (Danyella Eufrásio – 1.4)
“... há coisas que se vão embora, mas com certeza o conhecimento que adquirimos lendo jamais perderemos”. (Ana Julia Truppel Moreira – 1.4)
O que mais chama atenção na leitura é que através dela mundos novos e estes novos mundos nos deixam curiosos para saber mais” .(Tais Aparecida Padilha – 1.4)

“Sem a leitura, toda a tecnologia moderna seria sem sentido, pois celulares, internet, radio, TV fazem uso de algum tipo de leitura”. (Luiz Felipe Amorim Torquato – 1.4)
A leitura serve para conhecermos pessoas novas, fazermos amizade com  Peter Pan, com belas bailarinas, morarmos numa casinha de doces, ou dentro de uma baleia; nos permite  escalar os cabelos da Rapunzel, beijar a mais doce princesa...” (João Paulo Mocelin – 1.4)
A leitura é como um sacramento, não adianta tê-la, deve-se praticá-la”. (Anderson Souza Antunes – 1.4)

Nenhum comentário: