sexta-feira, 1 de junho de 2012

Carta aos amigos

         O hábito de escrever cartas hoje em dia é pouco utilizado. Mas é necessário que crianças e jovens conheçam a estrutura e forma de escrita deste tipo de comunicação.
         As professoras Daniane Rodrigues (professora do 5º anos), Rita Gonçalves e Cláudia Dotti (segundas professoras), desenvolveram um trabalho que chamou atenção dos alunos. Cada um escreveu uma carta para um colega. Esta carta foi estruturada e corrigida pelas professoras antes de ser enviada.
Na terça-feira (29/05) e sexta-feira (01/06) os alunos acompanhados de suas professoras, foram até o correio, no centro da cidade, onde cada um teve a oportunidade de aprender como se envia uma carta.
 “Foi muito interessante, pois aproveitamos a realização desta atividade para chamar atenção da classe e dos seus familiares sobre o fato de iramos até a agência do correio, pois os alunos puderam observar onde fica localizado o correio e como encaminhar sua carta. Também aprenderam os passos para a construção de uma carta. Quando nos comunicamos com as pessoas, falando ou escrevendo, desejamos construir sentidos e transmitir o que pensamos ou sentimos”, relatou a professora.
          As crianças ficaram satisfeitas e estão ansiosas com a chegada da carta em suas casas.
          “Foi bem legal, pois conhecemos o correio” (Mateus).
         “Foi interessante, pois aprendemos os passos de como escrever uma carta” (Jaciara).
         “Gostamos de ir no correio, aprendemos onde é e como colocar uma carta e mandar para alguém” (Bruna)
         Na era digital, formas de comunicação simples como às cartas desenvolvem a criatividade das crianças e incentivam à leitura e a escrita.






Nenhum comentário: