Por: Fabiana de Andrade Cemin
E nessa terça-feira 15, fomos até a EEB. Irmã Irene afim de acompanharmos de pertinho como realmente é desenvolvido o Projeto Leitura Ao ar livre que tanta repercussão tem causado.
A seguir, a reportagem feita com direção, professores e alunos participantes deste projeto.
Vera Valiati Cararo
Jackieline Margarete Bordignon
Professores: Elizeu Domingos Tomasi - Orientador de Leitura
Fabiana Schneider - Orientadora de Convivência
Fabiana Schneider - Orientadora de Convivência
Entrevista realizada por: Fabiana de Andrade Cemin (Analista Técnica Gestão Educacional) GERED Curitibanos
1- O que a Direção sente ao saber que o
Projeto Leitura Ao ar Livre está ganhando proporções estaduais?
R: Sem dúvidas é gratificante o
reconhecimento do trabalho de todos. O
empenho e a dedicação dos professores, alunos, pais e funcionários em geral
resulta neste contexto maravilhoso. A recepção positiva da comunidade ao
projeto gera grande motivação e assim surgem ideias novas.
2- Que retorno vocês esperam desse
projeto?
R: Esperamos que os
alunos percebam a importância da leitura
e o prazer que ela traz, e que a realizem em todos e quaisquer ambientes , sem
o rigor de fazê-la por obrigação.
Professores
3- Qual objetivo do projeto? O querem
atingir?
R: O projeto objetiva tirar a leitura
somente de dentro da sala de aula, aproximando a comunidade e trazendo a ideia
de que qualquer lugar pode ser ambiente de leitura. Fazer com que os alunos se
sintam peças fundamentais do incentivo à leitura, criando hábitos para que a
leitura se faça presente naturalmente no dia-a-dia, quebrando preconceitos e
favorecendo principalmente a interpretação.
4- Em relação a leitura, que tipo é explorado?
( livros físicos, ambientes virtuais). Os alunos escolhem o que irão ler ou os
professores que indicam?
R: Todos os tipos de leitura,
inclusive ambientes virtuais, com acesso a notebooks, livros,revistas,
encartes, jornais, gibis, entre outros.
A respeito do que os alunos leem, trabalhamos as duas vertentes,
indicação dentro do conteúdo de literatura e dentro das aulas de orientação de
leitura, materiais diversos. Temos ainda na escola a “Ferrari da Leitura” – um
carrinho de supermercado, repleto de vários títulos, que são trocados
mensalmente, onde os alunos escolhem seus exemplares sem o rigor da biblioteca,
por espontânea vontade retiram e devolvem o material. Os preferidos são os da
Série Vagalume e Infanto Juvenil.
5- Quais as principais preferências na
escolha dos livros? Romances, história em quadrinhos, leitura vocacional?
R: História em quadrinhos, aventuras em geral e todos os do Monteiro
Lobato. A Leitura vocacional é uma ótima sugestão para uma continuidade deste
projeto.
Alunos
6- Quais as diferenças entre a leitura
na biblioteca e sala de aula, e ao ar livre?
R: Além de aprender a trabalhar a
concentração, o aluno encontra um ambiente mais descontraído e menos cansativo,
onde através da diversão surge o prazer da leitura.
7 - Quais os comentários da população
Ceciliense com relação a este projeto. Quais as curiosidades que demonstram?
R: Em geral a população indaga qual o
motivo das fantasias, acham interessante a iniciativa, pois além de ousar na
rotina, é uma atividade diferente oferecida pela EEB. Irmã Irene. Também quando
são distribuídos exemplares de material de campanha ou livros que são renovados
na biblioteca, questionam se é necessário pagar pelos mesmos.
8- Como se sentem vestidos dos personagens das histórias dos livros?
R: (risos) Sentimos como se fôssemos
os verdadeiros personagens. Em visita aos alunos do 1° ano do Ensino
Fundamental, ficamos verdadeiramente lisonjeados com a admiração que expressaram
aos nossos personagens. “Eles acreditavam que éramos a fantasia que vestíamos, acreditavam na
história do conto como se fosse real” – afirmou uma aluna.
9- A Experiência de sair da rotina da
leitura convencional é atrativa? Como você encara a leitura após este projeto?
R: Além de atrativa, entusiasma, gera
interesse e facilita a comunicação. O ambiente da sala e até mesmo da
biblioteca é pacato, não há nada diferente. Ao ar livre, podemos imaginar as
cenas dos livros.
10- O que o Ensino Médio Inovador
contribui para as aulas de leitura?
R: Como passamos mais tempo na escola
e o número de aulas consequentemente aumentou, temos mais oportunidades para o
hábito da leitura.
População
11-O que você está achando dessa
inovação da EEB. Irmã Irene?
R: A iniciativa da EEB. Irmã Irene da
leitura em lugares diferentes é ótima. Percebemos a descontração entre os jovens
e o melhor aproveitamento do momento. Sair da rotina naturalmente é razão de
motivação.
A seguir, fotos dos alunos curtindo os momentos de leitura no Paço Municipal de Santa Cecília.
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