quarta-feira, 16 de maio de 2012

Entrevista Projeto Leitura Ao ar livre- EEB. Irmã Irene

Por: Fabiana de Andrade Cemin


E nessa terça-feira 15, fomos até a EEB. Irmã Irene afim de acompanharmos de pertinho como realmente é desenvolvido o Projeto Leitura Ao ar livre que tanta repercussão tem causado.
A seguir, a reportagem feita com direção, professores e alunos participantes deste projeto.


 Entrevista Projeto  Leitura Ao ar livre – EEB Irmã Irene – 15 de maio de 2012
 Diretoras: Silvana Balansin Padilha
                   Vera Valiati Cararo
                  Jackieline Margarete Bordignon
Professores: Elizeu Domingos Tomasi  - Orientador de Leitura
                      Fabiana Schneider  - Orientadora de Convivência

Entrevista realizada por: Fabiana de Andrade Cemin (Analista Técnica Gestão Educacional) GERED Curitibanos

          Diretores

1-    O que a Direção sente ao saber que o Projeto Leitura Ao ar Livre está ganhando proporções estaduais?

R: Sem dúvidas é gratificante o reconhecimento do trabalho de todos.  O empenho e a dedicação dos professores, alunos, pais e funcionários em geral resulta neste contexto maravilhoso. A recepção positiva da comunidade ao projeto gera grande motivação e assim surgem ideias novas.

2-    Que retorno vocês esperam desse projeto?

R: Esperamos  que  os alunos percebam  a importância da leitura e o prazer que ela traz, e que a realizem em todos e quaisquer ambientes , sem o rigor de fazê-la por obrigação.
Professores

3-    Qual objetivo do projeto? O querem atingir?

R: O projeto objetiva tirar a leitura somente de dentro da sala de aula, aproximando a comunidade e trazendo a ideia de que qualquer lugar pode ser ambiente de leitura. Fazer com que os alunos se sintam peças fundamentais do incentivo à leitura, criando hábitos para que a leitura se faça presente naturalmente no dia-a-dia, quebrando preconceitos e favorecendo principalmente a interpretação.


4-    Em relação a leitura, que tipo é explorado? ( livros físicos, ambientes virtuais). Os alunos escolhem o que irão ler ou os professores que indicam?

R: Todos os tipos de leitura, inclusive ambientes virtuais, com acesso a notebooks, livros,revistas, encartes, jornais, gibis, entre outros.  A respeito do que os alunos leem, trabalhamos as duas vertentes, indicação dentro do conteúdo de literatura e dentro das aulas de orientação de leitura, materiais diversos. Temos ainda na escola a “Ferrari da Leitura” – um carrinho de supermercado, repleto de vários títulos, que são trocados mensalmente, onde os alunos escolhem seus exemplares sem o rigor da biblioteca, por espontânea vontade retiram e devolvem o material. Os preferidos são os da Série Vagalume e Infanto Juvenil.


5-    Quais as principais preferências na escolha dos livros? Romances, história em quadrinhos, leitura vocacional?

R: História em quadrinhos,  aventuras em geral e todos os do Monteiro Lobato. A Leitura vocacional é uma ótima sugestão para uma continuidade deste projeto.


Alunos


6- Quais as diferenças entre a leitura na biblioteca e sala de aula, e ao ar livre?
R: Além de aprender a trabalhar a concentração, o aluno encontra um ambiente mais descontraído e menos cansativo, onde através da diversão surge o prazer da leitura.

7 - Quais os comentários da população Ceciliense com relação a este projeto. Quais as curiosidades que demonstram?
R: Em geral a população indaga qual o motivo das fantasias, acham interessante a iniciativa, pois além de ousar na rotina, é uma atividade diferente oferecida pela EEB. Irmã Irene. Também quando são distribuídos exemplares de material de campanha ou livros que são renovados na biblioteca, questionam se é necessário pagar pelos mesmos.


8- Como se sentem vestidos dos personagens das histórias dos livros?

R: (risos) Sentimos como se fôssemos os verdadeiros personagens. Em visita aos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental, ficamos verdadeiramente lisonjeados com a admiração que expressaram aos nossos personagens. “Eles acreditavam que éramos  a fantasia que vestíamos, acreditavam na história do conto como se fosse real” – afirmou uma aluna.


9- A Experiência de sair da rotina da leitura convencional é atrativa? Como você encara a leitura após este projeto?

R: Além de atrativa, entusiasma, gera interesse e facilita a comunicação. O ambiente da sala e até mesmo da biblioteca é pacato, não há nada diferente. Ao ar livre, podemos imaginar as cenas dos livros.

10- O que o Ensino Médio Inovador contribui para as aulas de leitura?

R: Como passamos mais tempo na escola e o número de aulas consequentemente aumentou, temos mais oportunidades para o hábito da leitura.


População


11-O que você está achando dessa inovação da EEB. Irmã Irene?

R: A iniciativa da EEB. Irmã Irene da leitura em lugares diferentes é ótima. Percebemos a descontração entre os jovens e o melhor aproveitamento do momento. Sair da rotina naturalmente é razão de motivação.

A seguir, fotos dos alunos curtindo os momentos de leitura no Paço Municipal de Santa Cecília.

















Nenhum comentário: