segunda-feira, 23 de abril de 2012

Virando Poeta - GERED

A seguir, poesia da professora Izabel Moreira dos Santos Dal Ri da EEB. Irmã Irene, feita no curso "Formação Olimpíadas de Língua Portuguesa".



O lugar onde eu vivo


Para o meu lugar descrever

É preciso conhecer...

Reconhecer... Reinventar...

Montar conceitos e desmontar...

É preciso dar opinião

Do que eu gosto

E do que eu não gosto não...

Na balança ponderar...


O que será que eu posso contar?


Vou...

Falar da terra... do frio... do pinhão...

Falar de política... de projetos feitos ou não...

Falar da natureza bela e imponente...

Da população carente...

Ou da poluição?



Como virar poeta?

Como ser poeta então?


São tantos assuntos neste meu mundo...

O lugar onde eu vivo

Não é um lugar qualquer

O lugar onde eu vivo

Tem gente tão boa

Homem, criança, mulher...


Tem calor do sol e do coração

Tem questionamentos, revoltas

Carinho, fortes raízes, canção...

Como fazer poesia

Do vandalismo, no centro ou na periferia?

Das árvores nativas, sendo cortadas, que agonia...

Falar do pinus ou das queimadas

Dos belos campos... das cavalgadas...

Falar dos velhos, dos jovens, dos adultos, pessoas

Falar de coisas ruins e de coisas boas...

Como é que eu vou rimar?

       A grama as caminhadas...

       A população... em uma manhã gelada?

A vida, essa sinfonia das cores

Dos amores de par em par


E se eu quiser voar

E ir além, muito além

Eu posso sonhar!

E se eu puder editar

Vou mostrar para quem?

Todos irão conhecer o meu lar!


É preciso então – Parar, pensar... Refletir

O que dizer? Não vou tentar vou fazer!

Vou meu texto construir

E escrever sem medo

O lugar da gente não deve ser segredo

Vou escrever... E a gente vai revisar...

E quando tudo estiver pronto...


          Vamos juntos comemorar!



Izabel Moreira dos Santos Dal Ri


Nenhum comentário: