segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Projeto de Língua Portuguesa - Urbano Salles

Professora: Teresinha Fachim
Disciplina: Português
Série: 6ª1
Baseado em um ditado de palavras retiradas do texto "Professor", foi selecionado uma palavra escrita ao contrário surgindo o personagem principal: "chicletes", "setelcihc".
Foi escrito um texto observando os seguintes critérios:
- Citar o nome somente do personagem, no caso do texto "setelcihc".
- O personagem principal deveria ter as seguintes características:
- Entender de tecnologia;
- Ter hábito de leitura e por este motivo conhecer o mundo ou parte dele.

Muitos textos foram elaborados e hoje um deles vai estar aqui no blog. Este pertence ao  aluno: Willian Filipe de Moraes, mas toda a clase juntamente com a professora estão de parabéns. Quem sabe o próximo pode ser você a mostrar seu trabalho.




Setelcihc: o mundo da leitura e a tecnologia

            Numa bela noite estrelada Setelcihc estava lendo o livro do Menino Mágico a tecnologia e o mundo da leitura, quando de repente veio uma estrela do céu que apontou para o livro e o menino mágico saiu dele e falou:
-         Como vai Setelcihc? Já sabe meu nome?
-         Não pode ser verdade, é você mesmo Menino Mágico?
-         Em carne e osso. Eu vi que você gosta muito de livro.
-         Gosto sim, ele deixa a gente muito informado.
-         Então vamos ver se você é informado mesmo.
-         Quantos anos eu tenho?
-         Você tem 13 anos.
-         Como você sabe?
-         Leio sempre seus livrinhos.
-         Que tal nós irmos conhecer a minha terra, o mundo da leitura e da tecnologia.
-         Conhecer pessoalmente o munda da leitura e da tecnologia?
-         Você gosta de tecnologia?
-         Adoro tecnologia, tenho o primeiro lugar no mundo inteiro por inventar o computador mais bonito do mundo.
-         Então vamos conhecer os três mundos.
-         Eu bem que queria, mas meus pais não deixam.
-         Eles estão dormindo, te trago antes de amanhecer.
            Chegando lá, Setelcihc admirava a tecnologia e os livros.
-         Posso ler alguns livros Menino Mágico?
-         Claro que sim, mas não toque nos livros azuis. Eles são traiçoeiros e cheios de armadilhas.
-         Isto eu já sabia, pois sou bem informado em sua história.
-         Muitos dizem que estes livros foram amaldiçoados pelo Malvado.
-         O Malvado, aquele barbudo gigante do mal.
-         Ele sempre quer atrapalhar seus planos não é mesmo?
-         Isto mesmo, se cuide.
            Chegando na casa do Menino Mágico, tinham vários livros mágicos. Setelcihc foi logo pedindo para que serviam aqueles livros:
-         Para que servem estes livros Menino Mágico?
-         Eles nos levam ao mundo da tecnologia.
            Quando Setelcihc foi ler o livro achou onde ficava o mundo da tecnologia.
-         Olha Menino Mágico, Achei onde fica o mundo da tecnologia!
-         Você não conseguiu abrir, ninguém consegue abrir este livro para desvendar o segredo do mundo da tecnologia. Somente o herdeiro do rei da leitura e da tecnologia consegue abri-lo.
-         Mas olha, eu consegui!
-         Nossa! Como conseguiu? Será você o herdeiro? Sim, é você mesmo o herdeiro!
-         Você que tem um pigmento com livros e tecnologia, andamos te procurando à dias.
-         Eu sou o herdeiro!
-         É sim!
-         Agora me ajude a ir ao mundo da tecnologia, meus pais estão lá presos pelo monstro.
            O Malvado estava só espiando a conversa, pois queria ir ao mundo da tecnologia para dominá-la. Vendo aquilo teve um plano:
-         Vou sequestrar este menino, ele pode me ajudar a ir ao mundo da tecnologia para fazer minha invenção tecnológica do mal.
            O Malvado se disfarçou de velhinho, entrou na casa do Menino Mágico e falou:
-         Ó Menino Mágico, que é este menininho?
-         Este é Setelcihc.
-         Prazer em conhecê-lo Setelcihc.
-         O prazer é meu.
-         Vamos a minha casa para conhecê-la?
            O menino sendo engando falou:
-         Mas é claro que sim.
            Chegando em sua casa, o Malvado se transformou no monstro de antes e pegou Setelcihc:
-         Malvado, você me enganou.
-         Te enganei menino burro, que tal você me dizer onde fica o mundo da tecnologia?
-         Não vou te falar nada sobre o mundo da tecnologia.
-         Capangas, tragam o Manino Mágico aqui.
-         O que vão fazer com ele?
-         Você já vai ver.
-         E me tragam o livro que só o menino aqui pode ler.
            Chegando lá os capangas amarraram o Menino Mágico e o levaram para o malvado junto com o livro do mundo da tecnologia:
-         Muito bem rapazes, vocês são demais. Agora o amarrem na forca e se o menino não falar sobre o mundo da tecnologia matarei o Menino Mágico.
-         Não vou falar Malvado, só eu posso ler este livro.
            Como o menino não era burro, pensou numa idéia:
-         Vou falar o caminho para o mundo da tecnologia tudo errado para o Malvado.
-         Ele fica para o lado oeste. - Falou o menino piscando para o Menino Mágico.
-         Agora me solte e solte o Menino Magico.
-         Não vou lhe soltar seu bobo, eu te enganei porque se eu te soltar vai querer ir para o mundo da tecnologia também só para me atrapalhar.
-         Guardas prendam-nos na cela. Eu já estou indo para o mundo da tecnologia, eu e este doce livro que já está aberto e eu posso ler tudo sobre a tecnologia.
      Enquanto o Malvado estava de partida, os dois, o Menino Mágico e  Setelcihc estavam conversando na cela:
-         Ei, Menino Mágico enganamos ele direitinho, ele já deve estar indo para oeste. Eu sei que tem o livro para ajudá-lo, mas só eu que sou o herdeiro posso lê-lo.
-         Ei,  Setelcihc já me comuniquei com meus amigos, eles estão a caminho para nos soltar.
      Quando os amigos do Menino Mágico chegaram, lutaram com os guardas e tomaram a chave deles, logo soltaram o Menino Mágico e  Setelcihc:
-         Veja  Setelcihc são meus amigos, eles sempre estão comigo.
-         Prazer em conhecê-lo  Setelcihc, você é muito legal.
-         Agora vamos, temos que pegar o livro de volta para podermos ir ao mundo da leitura e libertar os pais do Menino Mágico.
Quando lá chegaram, tomaram o livro do Malvado e seguiram para o Mundo da Tecnologia para salvar os pais do Menino Mágico.

Nenhum comentário: